FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


A educação é uma prática social que ocorre em todas as instâncias da sociedade humana, portanto, constitutiva e constituinte das relações sociais. O Estado na sua relação com a sociedade concebe e implementa políticas públicas de educação que visam garantir a manutenção e reprodução de um determinado projeto de sociedade. Nesse sentido, cabe à escola:


promover a democracia como instrumento de controle.


atuar na formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.


reproduzir os padrões socioculturais dominantes.


garantir a formação para o trabalho tendo em conta o crescimento econômico.


realizar o controle interno e intrínseco dos indivíduos e grupos socais.

Leia, com atenção, as asserções a seguir.

 

A intersubjetividade presente nas relações de ensino está calcada sobre elementos psicológicos que determinam o alcance não só do saber, mas da relação que se constitui, cotidianamente, entre os sujeitos.

PORQUE

Através da afetividade e do desejo o professor contribui com a formação das representações sociais e com a construção da identidade moral dos alunos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

O avanço da democracia moderna é provocado pelos direitos e não pela representação. A representação é importante, mas ela é o aporte negativo da modernidade à democracia. É o que faz a urna ser menos democrática que a praça ateniense. Já com os direitos, a coisa é diferente. Eles são o motor das reinvindicações. Através deles se exprime a pressão popular sobre o poder.

 

(RIBEIRO, Renato Janine. 2001. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/filopol/democracia.html)

 

De acordo com Ribeiro, é CORRETO inferir do texto que:


a representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.


a urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.


a representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.


nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.


os direitos não são o motor das reinvindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.

Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação. Isto posto, analise as assertivas que seguem.

 

I O ato de conhecer é um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.

II O único conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.

III O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


I e II.


I, somente.


I e III.


III, somente.

Segundo Luckesi (1991), as diferentes tendências teóricas sobre as quais a pedagogia se apoia, revelam, na prática do cotidiano escolar, características que se referem não só às metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem do aluno, como também, a visão de homem, escola e sociedade inerentes a esse processo. A respeito das tendências transformadora, reprodutivista e redentora, analise os itens a seguir.

 

I Segundo a tendência transformadora, a educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade. Nessa perspectiva, a educação é, por si só, autossuficiente e capaz de promover as transformações sociais necessárias.

II Segundo a tendência reprodutivista, a escola desempenha a função de ensinar o "saber fazer" e o "saber comportar-se". Nessa perspectiva, não há o compromisso com a reflexão crítica.

III Segundo a tendência redentora, a educação é o instrumento de transformação da sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se a formação de um sujeito capaz de construir sua própria história e transformar a sociedade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I, somente.


II, somente.


III, somente.


I e II.

Para Moraes, o paradigma educacional emergente “traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes”.

 

(MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus Editora, 2000, p. 13)

 

Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.

 

I A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.

II Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.

III O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, apenas.


II e III.


II, apenas.


III, apenas.


I e III.

A relação entre a reflexão filosófica e o processo educativo é tão íntima que se o processo educativo não estiver contido numa reflexão filosófica, a educação formará, no máximo, reprodutores da ciência, da técnica e dos valores culturais.

 

Sobre a importância da filosofia no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens a seguir.

 

I A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.

II A aquisição de conhecimentos pressupõe a incorporação acrítica das ideias que foram produzidas e acumuladas historicamente no campo da filosofia, das ciências e da arte.

III A aquisição de conhecimentos implica a assimilação das diferentes matrizes teóricas da filosofia e o uso correto de seu método.

IV A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I e IV.


I e III.


III, somente.


I, somente.


II e IV.

Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.

 

(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)

 

Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.

 

I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.

II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.

III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I, somente.


II, somente.


II e III.


III, somente.

Segundo Chauí (2005, p. 153), “[...] o sujeito falante possui duas capacidades: a competência (isto é, sabe usar a língua) e o desempenho (a performance, o jeito pessoal e individual de usar a língua); a competência é a participação do sujeito em uma comunidade linguística e o desempenho são os atos de linguagem que ele realiza”.

 

Considerando as ideias de Chauí acerca da importância da linguagem, julgue as assertivas abaixo indicando V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

 

(   ) Precisamos ser linguistas, ou seja, cientistas da língua, para entendê-la e a usarmos adequadamente.

(   ) A língua é um código e faz parte do legado científico e cultural da humanidade, é de suma importância que seja contemplada e priorizada na educação formal.

(   ) A aprendizagem competente da língua possibilita ao aluno o desempenho das funções linguísticas em diferentes circunstâncias e contextos sociais.

(   ) O domínio do código linguístico é fundamental apenas para o exercício da comunicação; a prática da cidadania depende exclusivamente da formação social e política do aluno.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, F, V.


F, F, F, F.


V, F, F, V.


V, V, V, V.


F, V, V, F.

O surgimento da Filosofia, datado do séc. VII/VI a. C., marca a passagem do saber mítico para o saber racional. Não se trata, entretanto, de um rompimento radical de uma forma de saber pela outra, mas da criação de uma nova postura intelectual. Sobre o saber filosófico, assinale a alternativa CORRETA.


É um conhecimento acumulado historicamente e ensinado pelos sábios, por tradição oral, com o objetivo a formar ética, moral e religiosamente os membros de uma determinada comunidade.


É um conhecimento baseado nas narrativas mitológicas e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.


É um conhecimento cético no qual a dúvida prevalece sobre a busca da verdade e os valores éticos e morais são relativizados de acordo com as representações sociais e culturais da comunidade.


É um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e das causas das ações humanas e do próprio pensamento.


É um conhecimento impregnado de misticismo e religiosidade, voltado para explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.